quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENTRANDO NO CLIMA, INFELIZMENTE

Para fazer jus ao dia de finados, até sábado iremos falar de algumas mortes no mundo do Rock N' Roll, em especial as tragédias (acidentes e etc...).
Vamos começar com o qual, na minha opinião, foi o maior acidente da história do Rock, que praticamente dizimou com a maior banda de Southem Rock que o mundo já viu, estamos falando do trágico acidente que vitimou o Lynyrd Skynyrd.
O acidente ocorreu enquanto a banda saía de Greenvile na Carolina do Sul, e iam para a capital do estado da Louisiana, Baton Rouge. Durante o percurso, o avião (um Convair 240) em que viajavam toda a banda, sua equipe, dois rodies,  piloto e co-piloto começou a apresentar problemas mecânicos, que teriam sido causados pela quantidade insuficiente de combustível para toda a viagem, quando mais nada funcionava no avião, e este começou a perder altitude, o piloto tentou desviar para um aeroporto próximo, mas as assas do avião começaram a bater nas arvores mais altas. Assim que viu o que estava acontecendo, o vocalista Van Zant pegou um travesseiro de veludo vermelho, e agarrou a mão do baterista Artimus Pyle, e nas palavras do baterista: "Ele olhou pra mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos disse "Bem, é hora de ir parceiro". Alguns instantes depois, Ronnie Van Zant era arremessado contra a fuselagem do avião, sofrendo traumatismo craniano, e falecendo na hora.

A irmã, e Back Vocal da banda, Cassie Gaines também morreu no acidente, mas dentro de uma contradição, já que o baterista Artimus Pyle e o tecladista Bill Powel dizem que a cantora morreu em seus braços, com um profundo corte na gargarta, mas os médicos que fizeram a autópsia dizem que não.
No acidente também morreu o guitarrista Steve Gaines, o mais novo integrante da banda, mas de uma importância incalculável, já que quando entrou na banda, trouxe junto consigo uma enorme onda de energia e positivismo, que fez a banda dar uma guinada estrondosa.
Além dos músicos, também morreram o Rodie Manager Dean Kilpatryck, o piloto Walter McCreary e o co-piloto Willian Gray. Todos morreram na hora.
Uma macabra coincidência foi que, 3 dias antes do trágico acidente ocorrer, era lançado um dos melhores álbuns da carreira do LS, e na música All I Can do is Write About It, Ronnie Van Zant canta, "Eu posso ver o concreto rastejando lentamente. Senhor, me leve antes que ele chegue".
Sobre o que veio depois do acidente, como formação, reuniões e etc..., vou falar outro dia, só digo que o Lynyrd Skynyrd vive até hoje, com uma força pouco vista, ainda mais para uma banda que passou por tudo que passou. E que inclusive, irá se apresentar aqui no BR,  no festival SWU (como o RIR, sempre tem alguma banda pra salvar o nome do festival).
E como não sabia estamente como encerrar esta parte do post, resolvi encerrar com as palavras ditas pelo ministro David Evans no seputamento do vocalista Ronnie Van Zant:


"O carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd não estava morto: ele vivia em espírito no céu e na terra, através de sua música."

Nenhum comentário:

Postar um comentário