segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OUTROS INSTRUMENTOS

Este post é pra aqueles fãs de Rock N' Roll que querem conhecer um som com com alguma coisa diferente, alguma coisa que fuja do padrão guitarra, bateria, baxo e vocais, até mesmo, alguma coisa mais simples que esse padrão, então hoje falaremos de um instrumento pouco usado no mundo do Rock, mas que quando usado, não deixa a música em que foi usado ser esquecida tão facilmente, hoje falaremos sobre a gaita de boca.
A gaita de boca normalmente é usada em músicas mais calmas, que possuem letras com maior significado. Mas isso não impede que o Heavy Metal, Hard Rock e etc.. também faça uso desse intrumento, agora falaremos de alguns artistas e bandas que usam a gaita como um diferencial em sua música.
O primeiro grande usuário deste intrumento que vamos comentar aqui, é um dos maiores artistas e fundadores do Rock N' Roll de todos os tempos, artista influciador e influenciado dos Beatles, estamos falando de Bob Dylan.

Bob Dylan, nome artistíco de Robert Allen Zimerman, nasceu em Minnesota, e durante sua infância já escrevia poemas, ao entrar na adolescência aprendeu a tocar guitarra e piano sozinho, Dylan começous sua carreira músical em pequenos grupos de Rock, influênciados por grandes nomes da época, como Buddy Holly e Little Richard. Mas com o passar do tempo, depois de entrar para a faculdade, Dylan se volta para o estilo folk. Em 2004 Dylan é escolhido o 2º melhor artista do mundo, perdendo apenas para os Beatles, e neste mesmo ano a música Like a Roling Stone é escolhida a melhor de todos os tempos. Algumas de suas músicas que apresentam gaita são, Like a Rolling Stone, Jokerman, Knockin' on Heaven's Door.


Outro grande artista que usa gaita é conhecido por shows que são conhecidos como os que contém mais Rock N' Roll nasceu em Toronto, no Canadá, no dia 12 de novembro de 1945, Neil Percival Young (Conhecido por muitos apenas como Neil Young).
Em pouco tempo, começa a gostar de diversos gêneros musicais, e claro, um delas era o Rock N' Roll. Entre os grandes artistas que Neil Young que influenciaram Neil Y. no começo de sua carreira foram grandes ídolos como: Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Jonnhy Cash, Fast Dominio e etc...

 Entre 1966 e 1968, Neil Y. tocou com a banda Bufallo Springfield, que mesmo sendo uma banda grandiosa, só teve seu trabalho reconhecido mais tarde. Apartir de 1968, Neil Y. começa sua carreira solo, lançando grandes discos, depois participa do grupo Crosby, Still & Nash, que com o nome Young na formação, fez grande sucesso. Depois de alguns anos, o grupo separa-se de modo amigável, e então, Neil Y. volta a tocar com os velhos parceiros. Após o enorme sucesso do disco Harvest, Neil Y. se torna uma grande astro do Folk-Rock. Mas então, igual a carreiras de muitos Rockeiros, um tempo de depressão, drogas e álcool se abate ao mestre do Folk-Rock, devido a morte de dois grandes amigos seus, que eram da mesma banda, o guitarrista Danny Whitten, e o rodie Bruce Berry, os próximos trabalhos de Neil Y. são marcados por músicas contendo letras deprimidas, faland de morte, solidão e etc...
Bom, esse foi apenas uma pequena parte da vida do grandioso mestre do Folk-Rock, em outra ocasião, faleremos mais detalhadamente sobre a vida deste grande artista do Rock.
A principal música que contém gaita feita pelo Neil Youg é Heart of Gold.


Depois de falar um pouquinho sobre a vida de dois grandes usuários da gaita, vamos dar algumas música que possuem gaita, pra quem se interessou pelo uso do instrumento por grandes artistas como Bob Dylan e Neil Young, ficam algumas dicas:
The Wizard - Black Sabbath
Bring in on Home - Led Zeppelin
Crazy - Aerosmith
Bad Obesession - Guns N' Roses
Love is Strong - Rolling Stones
Love me Do - The Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário