domingo, 11 de setembro de 2011

LED ZEPPELIN - INÍCIO, SUCESSO E FIM




Ano de 1968. O mundo da música passa por enormes mudanças. O desemcompromisso dos anos 60 deram lugar a músicas mais elaboradas e bem feitas. Muitos eventos ocorreram nessa década: The Doors lança seu primeiro álbum; surgimento da “Invasão Britânica”, estréia de Jimi Hendrix nos palcos; Woodstock; criação de bandas de ronome, como Black Sabbath, Pink Floyd, Deep Purple, o fim dos Yardbirds, porém como fim desta, eis que vem ao mundo Led Zeppelin.
Época difícil para os Yardbirds. Originalmente formada por Eric Clapton, Keith Relf, Chris Deja, Paul Samwell-smith e Jim McCarty, mais tarde entraram Jeff Beck e Jimmy Page. A banda conseguiu atingir seu primeiro grande sucesso: “For Your Love”, em 64, mas esta desagrada a Eric Clapton, um músico de blues purista, pois a música era voltada mais para um lado pop, graças a incentivos do produtor da banda, que já havia trabalhado com outros músicos pops. Não gostando do som, Eric sai da banda, com o tempo os outros integrantes foram também saindo e seguindo carreira solo, restando apenas Jimmy Page e Chris Deja.
Jimmy, na época era músico de sessão, e já havia tocado com Rolling Stones, The Who e Pretty Things, mas pegou uma afinidade muito grande com os Yardbirds, sendo a primeira vez que tocaria com uma banda famosa e de renome como membro oficial. Essa afinidade o manteve na banda, mesmo irritado com os exageros do vocalista Keith Relf, acabou pro conseguindo os direitos da banda quando todos os outros membros desistiram e seguiras suas respectivas carreiras solos.
Em Julho de 68, Jimmy e Chris fundam os The New Yardbirds como uma forma de cumprir com contrato de shows na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Não achando nenhum vocalista para a banda , Terry Reid, amigo de Jimmy, fala de um outro amigo seu, conhecido por seus trabalhos em outra banda: Robert Plant. Junto com Robert, vem junto John Bonham, os dois saindo do grupo The Band of Joy. Como baixista e baterista, Jimmy queria seus amigos John Entwhistle e Keith Moon, mas estes foram formar o The Who. Resolve então chamar seu amigo músico de estúdio, John Paul Jones, o qual já haviam tocado antes. Dreja, posteriormente sai da banda para seguir carreira de fotógrafo. Estava assim formado o quarteto de originaria a lendária banda Led Zeppelin.
Mas com a grande mudança, tanto nos membros, tanto no som, o nome The New Yardbirds não agradava. Keith Moon, fazendo uma piadinha, diz em entrevista que o som dessa nova banda “voava alto”, porém era pesado como “chumbo”. Veio dessa célebre frase surgiu o nome Lead Zeppelin (Zepelin de Chumbo), porém a pronúncia britânica é diferente da americana, por isso a grafai foi mudada para Led Zeppelin, a fim de o nome ser pronunciado corretamente.
A banda teve sucesso logo de cara. O primeiro álbum foi extremamente bem recebido, e já no segundo, o Led Zeppelin conseguiu desbancar os Beatles do gosto popular britânico. Seus álbuns seguintes não foram tão bem recebidos como os primeiros, salve o álbum sem nome, conhecido como Led Zeppelin IV
ou Four Symbols. A banda passa por momentos muito ruins, em 75, Roberto sofre um acidente de carro, que força a banda a se retirar dos estúdios e palcos por um tempo, os ares no cenário da música mudam, com a vinda do punk rock o Led Zeppelin perdia espaço. No meio da turnê de 76, o filho de Plant morre e a banda para mais uma vez. Em 78, após a volta aos palcos, o baterista John Bonham é encontrado morto por overdose de álcool em seu quarto. Após a morte do baterista, a decisão de terminar a banda foi aceita por todos, pois não tinha mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.

Após o fim da banda, Jimmy e Robert seguiram carreira solo, os dois na ativa até os dias atuais, sendo que Jimmy lançará em poucos meses um novo álbum de sua carreira solo. A banda se reuniu em ocasiões especiais, como o aniversário de 40 anos da Atlantic Records, a primeira gravadora da banda, nos aniversários dos filhos da banda, em casamentos e em um programa da MTV chamado “No Qaurter”, com substitutos para Bonham, sendo um deles o próprio filho do baterista.
Houve tentativas de reviver a banda, a primeira delas com Tony Thompson na bateris, mas os planos foram abandonados após um grave acidente envolvendo Tony. A banda ganhou inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio Polar da Música, sendo considerada a melhor banda de rock de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário