segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Folk + Heavy Metal + Hard Rock + Blues + Rock N' Roll : Led Zeppelin

Ano de 1968: Bandas e artistas como Beatles e Bob Dylan estavam no auge de suas carreiras, mesmo sendo grandes contribuídores para o Rock N' Roll, seus estilos eram muitos parecidos, isso conferia uma momento de certa mesmice ao Rock N' Roll da época. Até que chega setembro, o mes em que tudo mudaria, tudo relacionado a música nunca mais seria o mesmo, este mes seria o começo dos riffs de guitarras pesados, mas também teriamos riffs tão bem produzidos que seriam capazes de fazer uma pessoa chorar, este mes seria o começo dos vocais mais ''exagerados'' da história da música, baxo e bateria estariam fazendo fundos músicas jamais vistos em toda a história do Rock. Estava nos mes, do Led Zeppelin.
E para conhecermos melhor a banda e seu som, nada melhor que conhecer seus integrantes. Vamos começar pelo líder. Jimmy Page
James Patryck Page, nascido em 9 de janeiro de 1944, era um garoto magrelo, de cabelo enrolado e sem nenhuma aspiração musical, até que ele escuta o que seria início do seu interesse musical, um disco de 78 rotações do rei, Elvis Presley, nas palavras do própio Jimmy: '' escutei vários discos que me agradaram naquela época, mas o mais importante foi o do Elvis cantando Baby Let's Play House. Depois de ouvir essa música, queria saber de qualquer jeito o que era aquilo e como era tocar''.
A partir daí, o magrelo Jimmy Page começou treinar violão todos os dias, inclusive em seu colégio, já que Jimmy insistia em leva-lo todos os dias para tirar um som. Um diferencial de Jimmy Page é que, aprender a parte teórica da música nunca entrou em seus planos, como ele mesmo dizia "A coisa mais legal sobre a guitarra é que você não precisa aprender a toca-lá em um colégio, Aprendi por conta própia"
O estilo de tocar de Jimmy Page se desenvolveu em grande parte quando começou a tocar com o grupo The Crusaders. Devido a problemas de saúde (febres, fadigas causadas por problemas nas glândulas, etc...) ele teve de pensar em outras saídas para sua vida. A vida de turnês e estradas parecia muito pesada para sua então frágil saúde.
Com muito treino, sua fama de bom guitarrista não demorou a se espalhar, e lógico, um convite para participar de uma gravação de estúdio logo apareceu, em suas palavras " Não me lembro efetivadamente em que disco, cujo sucesso foi mediano, mas isso me levou a ser convidado para outras gravações", diz "Na época o único guitarrista de estúdio disponível era o Big Jim Sullivan, e eu acabei me tornando o outro jovem guitarrista atuando". Entre suas principais gravações estão gravações com bandas como: The Who, The e com cantores como Tom Jones, Dave Berry e Lulu, e até mesmo com o grande maestro Burt Bacharach.
Em pouco tempo, Jimmy Page é o maior guitarrista de estúdio da época, algum tempo depois entra para o Yabirds, onde mostra seu grande potencial fora dos estúdios, e grande presença de placo, então vem o Led Zeppelin, e o resto é história já contada.
Agora vamos contar um pouco da história do encarregado pelos fundos músicais incríveis do Led Zeppelin, um cara um tanto timído em palco, mas com criatividade gigantesca, vamos falar de John Paul Jones.
John Baldwin, mas para os fãs de Rock N' Roll, John Paul Jones, nascido no dia 3 de janeiro de 1946. Sob influências de artistas como Charles Mingus e Ray Brown, que eram grandes reis do jazz da época, se interessou pelo baixo, e começou a tocar, em suas palavras " O primeiro disco que me chamou atenção para o baixo foi o You Cant't Down, de Phil Upchurch, que tinha um solo de baixo incrível, além de ser uma ótima gravação", relembra "Como baixista, não fui influenciado por mutia gente, porque só do meio para o final dos final dos anos 60 o baixo começou a a ser ouvido em discos pop com mais destaque. Cheguei a tocar órgão de jazz durante um tempo, até ver que eu realmente precisava voltar para o Rock N' Roll".
Suas primeiras sessões de gravações não demoraram a começar, e com elas aprendeu muito mais que nas que fez com Donovan Leitch "Gravei com ele Sunshine Superman, e nessa ocasião acabei me tornando arranjador, por i cara contratado para isso não sabia nada de nada". A partir daí se tornou um grande arranjador, entre seus trabalhos mais famosos desta área está o arranjo de she's a Raimbow, dos Rolling Stones ( LP Their Satanic Majesties Required, 67). A amizade com Jimmy Page era antiga, e sua admiração elo guitarrista também " Sabia de seu talento. Ambos viemos do sul de Londres, e mesmo em 62, lembro de ter ouvido falar como ele era bom nos Crusaders; para ser sincero, ouvi falar de Page antes mesmo de Clapton ou Jeff Beck"
Durante as gravações de um single do cantor e compositor Donovan, o hoje clássico Hurdy Gurdy Man, Page estava trabalhando com um arranjador, baixista e também tecladista, John Paul Jones. Em um intervalo John disse a Page que tinha a informação de que o guitarrista estava montando uma banda, e perguntou se avia lugar para ele no projeto, nas palavras de Page "Eu sabia que ele era um grande música e arranjador, que não estava atrás de mim apenas por causa de um emprego, ele queria fazer parte de um grupo, criar sua própia música", relembra Page "Eu dei pulos de ter a oportunidade de tê-lo comigo, pois nem sonhava com isso" admite.
Depois de conhecer um pouco da vida e entrada do incrível baixista-tecladista no mundo do Rock, e também no Led Zeppelin, vamos conhecer o responsável pela letras marcantes, animadas, tocantes e também revoltadas. Também conhecido por suas dancinhas no palco, e pelo leve costume, de falar baby em praticamente todas as músicas do Led Zeppelin, agora vamos conhecer um pouco mais sobre o mestre dos microfones, Robert Plant.
Robert Plant, nascido em 20 de agosto de 1948, entrou no mundo do Rock por um motivo que muitos de nós conheçemos, ele sabia que meninas gostavam de Rockeiros cabeludos. Depois de algum tempo, junto de seu pai, começou a fazer algumas jam sessions num lugar chamado Seven Stars Blues Club, onde tocou com Chris Wood (que posteriormente ficaria famoso com o grupo Traffic). Com tempo começou a sua educação musical, indo de grupo em grupo, até montar o Band of Joy, que chegou a se apresentar com os rostos pintados, o Band of Joy teve como baterista um nome conhecido para nós, John "Bonzo" Bonham. Mas a banda era meio bagunçada, e deste modo seu fim foi inevitável. Bonham foi tocar com Tim Rose, e Robert Plant seguiu seu caminho até o encontro com Page.
Nas palavras de Jimmy Page: "Eu podia tocar diversos estilos musicais diferentes, e não sabia exatamente para que caminho seguir. Mas logo que ouvi a voz de Robert Plant, senti que nosso rumo era o Hard Rock".
Está na hora de conhecermos o quarto Zeppelin, o "culpado" pelos inesquecíveis estrondos nos palcos, com estrema habilidade na batera, e de uma criatividade sem limites, é até hoje considerado um dos melhores bateristas que já pisou na terra. Conhecido por sua técnica de tocar com a mãos livres, técnica que tenta ser reproduzida até hoje por diversos bateristas, mas quase todas sem sucesso, estamos falando do grandioso, John Bonham.
Nascido no dia 31 de maio de 1948, antes de entrar para o time de Jimmy Page, Bonham já possuía grande experiência na batera, em suas palavras: "queria ser baterista desde os 5 anos de idade, fazia barulho com o que encontrava pela minha frente, tanto que aos 10 anos ganhei um bateria simples da minha mãe" relembrou. "Meu primeiro Kit completo de bateria veio como presente do meu pai quando tinha 15 anos e meio. Ele era dono de uma construtora, e eu costumava gostar disso, mas pretendia investir por alguns anos na bateria; se isso não desse certo, sempre poderia voltar a construção".
Por indicação do antigo amigo de banda, Robert Plant, veio o convite para ser baterista do novo projeto do badalado guitarrista Jimmy Page. Nesta época Bonham estava conhecido por tocar com cantores como Joe Cocker, Chris Farlowe e Tim Rose. Bonham teve muito cuidado ao pensar se aceitava o convite ou não, em suas palavras: "Não era questão de quem pagava melhor, mas sim de quem fazia o trabalho musical que mais me agradava. Adorava Farlowe e Joe Cocker, mas também sabia que Robert e Jimmy gostavam, e percebi que era o mesmo tipo de música que eu queria fazer, E valeu a pena aceitar o convite" afirmou anos depois.
Com os 4 grandes de cada instrumento, a música escolhida para a primeira reunião foi um clássico dos Yardbirds, The Train Kept a Rollin. E segundo relatos, voou faíscas para todo canto. Nas palavras de Jimmy Page: "Ensaiamos em uma sala bem pequena. Foi tocar uma única música, e estava tudo ali, imediatamente. Um feeling indescritível.
E assim acaba meu primeiro post sobre um pouco da vida, e características dos 4 gigantes do Rock. Aguardem por mais durante esta semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário