sábado, 5 de fevereiro de 2011

GUITARRISTAS 4

Bom galera, pelo jeito esse é o meu último post sobre guitarristas por um tempo, talvez eu volte a falar sobre este tema, mas vou dar um tempo.
E para ser o 1º guitarrista a ser homenageado aqui, fiz uma escolha um tanto peculiar, muitos fãs de Rock and Roll não vem a grandeza e a incrível habilidade deste guitarrista, estou falando de Joe Perry.

Anthony Joseph Perry, mais conhecido como Joe Perry. Joe nasceu em Lawrence, no dia 10 de setembro de 1950, Joe é de uma família de imigrantes portugueses e italianos(seu avó mudou o sobrenome de Pereira para Perry ao chegar na américa). Joe aprendeu a tocar guitarra aos 14 anos, sua projeção para a fama mundial se deu na banda de Hard Rock, Aerosmith. Joe teve muitos problemas com álcool e drogas na sua carreira, principalmente enquanto estava no Aerosmith.

Joe tem uma inconfundível influência do guitarrista da banda Led Zeppelin, Jimmy Page. Joe já influenciou diversos guitarristas, o guitarrista mais ifluenciado por ele foi o Slash(ex-Guns N Roses, atual Velvet Revolver).

Além de produzir maravilhosos riffs como os das músicas Walk This Way, Toys in The Attic, Joe fez também incríveis solos, entre eles Eat the Rich e também What it Take.

Em 1979 Joe sai do Aerosmith e começa um trabalho solo, chamado The Joe Perry s Project, lançando 3 discos. Em 84 Joe volta para o Aerosmith, e para vários lançamentos bem sucedidos.

Joe é muito conhecido por ser um dos maiores colecionadores de guitarras customs(encomendadas). Muitos soldados da 2º Guerra Mundial levavam as fotos de suas namoradas e esposas presas aos capecetes, já que Joe não usa um capacete no palco, ele tem uma guitarra com a foto de sua esposa.

A grande habilidade de Joe é constatemente abafada pela fama e pela exentricidade do vocalista do aerosmith, Steven Tyler(não estou criticando o vocalista, mas fazer oque se é a verdade).

Ai está um pouco da vida e da carreira do espetacular guitarrista, Joe Perry. E vamos tentar nos lembrar, do mesmo jeito que o The Doors não é apenas Jim Morrison, Aerosmith não é só Steven Tyler.

O próximo guitarrista é muito conhecido por ser o guitarrista (e também canhoto) e vocalista da banda que foi a precursora do estilo grunge(sub-gênero do Rock Alternativo), estou falando do guitarrista e vocalista da banda espetacular chamada Nirvana, estou falando de Kurt Cobain.

Kurt Donald Cobain, nascido no dia 20 de fevereiro do ano de 1967. A família de Kurt sempre teve um fundo musical, pois seus tios e tias eram músicos renomados. Desde cedo Kurt apresentava tendências ao mundo artistíco, seu quarto era repleto de desenho que ele mesmo fazia de seus personagens favoritos, essa qualidade artistíca de Kurt sempre foi muito apoiada pela sua avó Íris Cobain, que era um artista profissional. Segundo sua tia Mari, o interesse pela música surgiu cedo na vida de Kurt, pois segundo ela aos 2 anos Kurt já cantava, aos 4 cantava e tocava piano, foi nesta idade que ele chegou a escrever uma música, que contava a história da sua ida a um parque local. Quando era criança, ouvia bandas como Ramones, e cantava várias músicas como, Motorcycle Song, de Arlo Guthrie, Hey Jude, do The Beatles, Seasons in the Sun, de Terry Jack e também a canção tema do seriado The Moonkeys.

Kurt era descrito como uma criança carinhosa, mas isso mudou com a separação dos pais, a mãe de Kurt disse que ele ficou mais desafiador e recluso. Apartir dai a personalidade de Kurt mudou muito, pois sofreu muitas mudanças em sua vida, desde a que seus pais começaram a sair com novas pessoas(seu pai chegou a se casar, e Kurt foi morar com ele e sua madrasta, Kurt gostava da madrasta até o nascimento da meia-irmã, apartir dai ele começou a falar que essa família não existia
e começou a se indispor com a madrasta) até precensiar o parceiro de sua mãe abusar dela. O pai de Kurt o levou em um terapeuta, e este disse que Kurt precisava de uma só família, então os dois lados da família começaram a tentar fazer com que seus pais voltasem a se unir, mas, sem sucesso.

Depois disso a mãe Kurt deu custódia total de Kurt para seu pai, mas a revolta de Kurt ficou grande demais para seu pai. Então Kurt passou a morar com familiares e amigos, chegou a se engajar fortemente no cristianismo, depois começou a participar de discursos Anti-Cristo. Mas Kurt tinha um grande interesse pela doutrina do jainismo e também tinha grande interesse pela filosofia budista, (tanto que o nome da banda Nirvana vem de um conceito budista).

Em 1987 nasce, a tão famosa banda Nirvana, que tinha Kurt como guitarrista e vocalista, a banda alcança grande sucesso no seu 2º álbum, principalmente com a música Smells Like Teen Spirit.

Em 1992 Kurt se casa com a cantora Courtney Love, no dia 18 de agosto do ano de 1992 nasce Frances Bean Cobain, filha do casal, eles passam por alguns problemas, pois Love diz ter usado heroína durante a gravidez sem saber, então a filha é tirada do casal, por serem considerados inaptos, depois de vários meses e muitas disputas judiciais a filha é devolvida ao casal, com a sua custódia total.

E infelizmente no dia 8 de abril de 1994 o corpo de Kurt é encontrado por um eletricista, segundo laudos médicos Kurt se suicidou no dia 5 de abril, e grandes quantias de heroína e valium foram encontradas no seu sangue, um bilhete foi encontrado ao lado de Kurt, ele era para seu amigo imaginário que teve durante a infância, chamdo Boddah, o bilhete dizia em parte o seguinte: Eu não tenho sentido a exitação de ouvir, bem como de criar música, junto com realmente escrito... por muitos anos agora.

Uma cerimônia final foi marcada para Kurt por sua mãe, a cerimônia contava com um monge budista cantando, Love compareceu também, a cerimônia ocorreu em 1999 no dia 31 de maio, e a filha de Kurt espalhou suas cinzas em Mclane Creek, em Olympia, a cidade onde ele dizia ter encontrado sua verdadeira musa artística.

Bom, Kurt não foi um guitarrista destruidor, mas seus riffs foram muito marcantes, e esses riffs marcam geração após geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário