segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

1980 - 1990


Depois do mais alto nível do rock n' roll, chega 1980 com uma proposta não muito diferente das outras décadas.


Chega 1980 a era do rock nacional que explode no Brasil com a banda Blitz, e outras personalidades da música  como Barão Vermelho que iniciou a carreira em 1981, porém sem um vocalista fixo, um ano mais tarde a banda lança um disco já com o vocal de Cazuza.



Em 82 também estavam se formando as bandas Legião Urbana e Capital Inicial sendo que a última teve a iniciação de Dinho Ouro Preto apenas em 1983.





Guitarras, baterias e o bom e velho rock são deixados um pouco para trás em 87 quando as bandas Kid abelha  TiTãs começam a tocar um pop eletrônico, e Ultraje a rigor, assim como Lobão deixam o sangue brasileiro ferver em suas veias e então começam a cantar um estilo de MPB.

Chegando a Década de 90 temos o movimento Grunge que reunia muitas bandas sem um estilo muito certo.

NIRVANA
Ouvimos a banda Nirvana que fez muito sucesso na época com uma música puxada para o punk, a banda iniciou em 87 porém teve pouco tempo de duração acabando 94 com o falecimento de Kurt (vocalista e líder) .




PEARL JAM

Tivemos a consagrada Pearl Jam que estourou nos ouvidos da galera em 1990 e se tornou uma das mais influentes da época,  o nome curioso da banda vem das geléias que a avó do baixista da banda fazia e que teoricamente teria poderes alucinógenos, o nome da avó era Pearl e "jam" vem de geléia em uma tradução do inglês.
A banda uma das últimas do estilo Gruge que continuou até hoje, mesmo com o acontecimento no show de 12 julho de 2010 em portugal, quando o vocalista (Eddie Vedder) leu um recado diante de milhões de pessoas dizendo "obrigado por virem no nosso último show, não será o ultimo para sempre mas sim o ultimo por muito tempo".



Apareceu também o BritPop e o BritRock que eram bandas de aspecto parecido que surgiram na Inglaterra, bandas como Blur, Oasis, the verve, the stone roses entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário