quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As Letras das Músicas

Música: Umas das mais antigas e apreciadas formas de expressão do homem, composta de diversos elementos físicos, como onda, timbre, e elementos artísticos, como melodia, sonoridade. Mas isso para nós agora não nos interessa tanto, o que vou falar nesse post é sobre as letras das músicas, muitas vezes sem sentido, outras que falam de sentimentos, e outras ainda que contam de histórias de pessoas, tanto reais, quanto fictícias.
Muitas pessoas escutam musica e nem prestam atenção na letra, na mensagem que ela quer passar ou no que é falado. Isso é bem comum, vejo muitas pessoas que gostam de determinada música, mas que passam a deixar de gostar no momento que descobrem sobre a letra dela. Concordo que isso pode acontecer uma vez ou outra, pois a tantas outras coisas atrativas na música para tirar nossa atenção
das letras, como o ritmo, a batida, muitas vezes o solo e os instrumentos. Mas não podemos deixar isso se tornar rotina e nem querer saber sobre as letras, afinal, se elas estão lá é porque significam alguma coisa, apesar de muitas vezes parecer que não.
Não da pra se dizer que existem vários tipos de letras, somente que elas variam de banda para banda, de compositor pra compositor. Mas, se elas não variam no estilo, variam no que elas falam. Existem letras que exprimem diferentes histórias e sentimentos.
Posso citar como exemplos de letras sobre pessoas reais: "The Ballad Of Curtis Lowe", do Lynyrd Skynyrd, que conta a história de um velho cantor de blues, na verdade, a historia foi baseada em varios vizinhos do musico Ronnie Van Zant, compositor da musica, mas a loja descrita na musica realmente existe. Temos também "Under The Bridge", do Red Hot Chili Peppers, que conta como era a vida do vocalista Anthony Kiedis quando este era viciado em drogas e ia embaixo de uma ponte no centro de Los Angeles para se drogar.
Algumas bandas possuem músicas que falam sobre historias e pessoas fictícias, como "Hotel California", do The Eagles, que conta sobre um hotel e seus hospedes que prendem os novos visitantes, "Heartbreaker", do Led Zeppelin, que fala sobre um cara e uma mulher e dáimpressão de que ela o traia.
Temos também músicas com letras sem aparente sentido, totalmente desconexas com a realidade numa primeira impressão, como "Money For Nothing", do Dire Straits, que parece não ter nada a ver, mas ao saber da historia por traz da musica, a letra começa a fazer sentido, e "Cabeça Dinossauro", da banda brasileira Titãs. Muitas músicas progressistas parecem não fazer o mínimo sentido quando escutadas sozinhas, mas que começam a criar uma história quando escutadas na ordem do álbum (ver: "Um pouco de
Rock Progressivo", dia 30 de Novembro).
Temos também músicas que falam sobre sentimentos, muitas vezes esse sentimento é o amor (afinal, o amor torna qualquer um poeta, não é mesmo?), podemos citar como exemplo "I Need You", também do Lynyrd Skynyrd. Além de todos esses exemplos, da pra dizer ainda que as letras tem cunho social muito forte, fazendo apelos à sociedade, à mudanças, e fazendo criticas ao que é considerado errado e imoral.
Enfim, fica uma dica galera: Aprecie a música no seu todo. Escute a batida, o ritmo, a melodia, os instrumentos, mas também entenda e compreenda a letra, a mensagem que ela quer passar e o que se pode tirar dela.


Keep Rock and Rolling \,,/

Nenhum comentário:

Postar um comentário