quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

À 30 anos atrás, perdíamos um grande ídolo: John Lennon

Hoje, dia 8 de Dezembro de 2010, é o aniversário de morte de um dos maiores ícones e astros do Rock no mundo todo. Foi nesse dia, há 30 anos atrás, que John Lennon foi assassinado por um fã. Contarei agora um pouco de sua carreira, história e morte:

John Winston Ono Lennon, nasceu em 9 de Outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra. Foi o fundador da banda “The Quarrymen”, que tocava skiffle, um estilo musical popular da época, que usava uma tábua de lavar roupa para dar ritmo as musicas. A banda que originalmente era chamada de “The Black Jacks”, mas esta mudou muitas vezes de nome e de integrantes.

Depois de um tempo, a banda começou a se interessar e a tocar mais rock and roll, e mudou seu nome para “The Beatles”, a mais famosa e bem sucedida banda de rock de todos os tempos.

John começou sua carreia solo ainda enquanto fazia parte do Beatles. Mais tarde, foi o primeiro a sair da banda, e muitos fãs apontam como principal causa Yoko Ono, a segunda esposa de John, que o influenciou a participar ativamente de causas sociais a ficar mais com a família que com a banda.

Na sua lua-de-mel, em 1969, John e Yoko ficaram na cama por dias em protesto contra a guerra do Vietnã, esse evento ficou conhecido como o famoso “Bed in” (imagem ao lado)

No dia 8 de Dezembro de 1980, aos 40 anos de idade, John é assassinado em frente ao edifício Dakota onde morava, por um fã, que afirma que leu no livro “O Apanhador no Campo de Centeio” uma mensagem dizendo para matar John Lennon. Ele disparou 5 tiros contra Lennon, sendo que 4 o acertaram. John morreu após perder 80% do sangue, já no hospital. O assassino foi acusado e pegou prisão perpétua, além de ser mantido em uma cela separada, devido às constantes ameaças de morte que recebe.

Durante sua vida John produziu muitas musicas, tanto em carreira solo, como com Yoko e com os Beatles, algumas fizeram sucesso, outras nem tanto. Aqui vai uma pequena lista com alguns de seus maiores sucessos (algumas destas, compostas junto com seu amigo de infância Paul MacCartney): Help!, Strawberry Fields Forever, All You Need Is Love, Revolution, Lucy in the Sky with Diamonds, Come Together, Across the Universe, Don’t Let Me Down, Imagine, Instant Karma, Happy Xmas (War Is Over), Woman, (Just Like) Starting Over e Watching the Weels.


Keep Rock and Rolling \,,/

Nenhum comentário:

Postar um comentário