sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Brigas Internas

Sempre existiram brigas nas bandas de rock n' roll, tanto por divergências musicais como também pessoais. São raros os casos de bandas que conseguem aguentar todo o peso da fama, a pressão da mídia e dos fãs e também o próprio desgaste pessoal. Assim, tivemos muitas "brigas internas" na história do rock, decretando o fim de diversas bandas. Neste post irei falar sobre algumas delas:

Black Sabbath (Ozzy Osbourne vs. Tony Iommi)


Logo no início da década de 70, a banda já era considerada uma das mais conhecidas do mundo. Entretanto, isso parecia não satisfazer Tony, o que gerou conflitos internos. As grandes apresentações de bandas como Led Zeppelin e Deep Purple, levaram ao guitarrista ao desejo de incrementar o som da banda, como por exemplo, mudanças de ritmo, viradas, passagens de solo, etc. O que acabou tornando-se uma característica da banda, em 1972 começou a irritar Ozzy. O próprio vocalista argumentou depois que saiu da banda e foi pra carreira solo: "Nos últimos shows o Tony ficava lá, fazendo enormes solos de jazz de bocejar, e eu lá, só olhando ele de um canto do palco, quase implorando para ele parar e voltar a tocar um rock. Não importa o que pensem, cara: o Black Sabbath não é jazz; pra mim, o Black Sabbath sempre foi rock, cara, rock!". 
Assim, o Sabbath entrou em várias discussões sobre o estilo dos álbuns, fazendo com que a crítica começasse a dizer que a banda não conseguia mais encontrar o seu estilo. Já no final da turnê de 77, Ozzy e Tony tem uma discussão bastante séria, onde as divergências entre ambos chegou ao limite. 
Porém, a banda e Ozzy voltariam a se reunir novamente, após o fracasso da tentativa de outro vocalista com a banda e a depressão que Ozzy estava sofrendo após largar os mesmos. Mas não deu em outra, e as brigas logo voltaram. Enfim, em 1978, acontece a ruptura definitiva da banda: um concerto em Nashville tem que ser cancelado, pois Ozzy simplesmente desaparece. Durante 2 dias, ele é procurado pela família, amigos e os membros da banda. Mas uma chamada de um hotel na cidade é feita, e o gerente manda chamar Tony e os demais. Ozzy havia sido encontrado pela faxineira, totalmente apagado, após uma “festinha” e alguns drinques a mais. Com isso, Tony decidiu que já era demais. 
Mas, para a felicidade de todos os fãs da banda, em novembro deste ano, a banda decidiu se reunir novamente, e produzir um álbum e turnê em 2012.

Pink Floyd (Roger Waters vs. David Gilmour)


Outra banda que trocou diversas farpas foi o Pink Floyd. O grupo ora liderado por Roger Waters, ora por David Gilmour, chegou ao fim exatamente por conta desta disputa pela liderança. Segundo alguns rumores, o ápice do desentendimento foi durante a turnê The Wall, uma espécie de autobiografia de Waters, que irritou profundamente Gilmour. Roger Waters acabou deixando a banda após gravar o álbum The Final Cut. Os demais integrantes seguiram na banda, e até mesmo lançaram alguns discos ao vívo e um de inéditas (The Division Bell). Na música A Great Day for Freedom, escrita por Gilmour a uma alfinetada a Waters: "No dia em que o muro caiu, jogaram as trancas no chão e gritamos pela liberdade que chegou". Porém em 2005, o quarteto encheu os fãs de esperança, ao fazer um show no Live8. Embora Waters afirmar que não recusaria tocar com os ex-companheiros, David Gilmour deixou bastante claro que reunir o grupo novamente seria um retrocesso.

Ramones (Joey Ramone vs. Johnny Ramone)



Essa talvez seja uma das brigas menos aparente entre as bandas citadas aqui. Mas podemos notar que ambos não se davam muito bem. Johnny sempre foi o rebelde da banda, enquanto que Joey, o cara tímido. Apesar das desavenças que possuíam, conseguiram seguir em frente. Porém, a namorada de Joey, o trocou pelo guitarrista, sendo esse o fator que deu fim a amizade. Por fim, a produção do álbum End of the Century também acabou gerando conflitos entre a banda. Phil Spector era um produtor lendário da época de 60, sendo bastante admirado por Joey. Quando este assumiu o cargo de produtor do álbum, esperavasse que o mesmo fosse o álbum de consagração do Ramones, mas algo que no fim não aconteceu. Apesar de tudo, os dois nunca deixaram que isso influísse no sucesso estrondoso da banda, e conseguiram trabalhar juntos até o fim do quarteto.

Metallica (Dave Mustaine vs. James Hetfield)


Uma das maiores brigas do rock n' roll começou em 1982, com o duelo entre Dave Mustaine e James Hetfield. Dave estava passando por um sério problema com drogas e álcool, o que estava incomodando e atrapalhando a todos da banda. Também não era raro quando Dave e James quebravam o pau no palco mesmo, pois Mustaine não se contentava a ficar ao lado de James. Ao contrário dos outros integrantes da banda, Dave Mustaine não sabia se controlar quando bebia. Em especial, uma das diversas brigas ficou bastante famosa: James, Lars e Ron estavam em casa. Ron estava tomando banho, enquanto Dave chegou com seu monstro, quer dizer, cachorro. O cão resolveu passear e achou o carro do Ron com a porta aberta. E não deu outra, ele acabou destruindo todo o estofamento do carro. Quando James viu o que havia acontecido, mandou Mustaine ir embora, mas este que não estava num dos seus melhores dias, deu um soco na cara de James. Aí começou um quebra pau generalizado, que só acabou quando Lars interviu. Dave viria causar mais um acidente. Quando estavam indo de carro para uma turnê, onde abririam o show para a banda Venom, Dave que estava no volante, acabou batendo num jipe. Pra variar, ele estava bêbado, o que enfureceu mais ainda os membros da banda. 
Dave Mustaine sempre estava gerando confusões, pois sempre estava bêbado, drogado, fora de controle, e não tinha mais responsabilidade alguma. De fato, até hoje não se sabe qual foi o estopim que separou ele da banda. O último show do Metallica com Dave Mustaine ocorreu no L´amours em Nova York em 9 de Abril de 1983 com as bandas Venom e Vandenberg. 
O guitarrista demitido, decidiu criar uma nova banda, Megadeth, que segundo ele seria bem mais pesada do que o Metallica. Ele ainda daria diversas entrevistas alfinetando os ex-companheiros de banda e acusando Kirk Hammett de roubar os seus solos.

Guns N Roses (Axl vs. Banda)


Depois do lançamento de seu álbum de estréia, os caras que não tinham nem dinheiro pra comer, começaram a fazer sucesso no mundo inteiro, e a ganhar muito. Porém, a pressão da fama foi forte demais.
Em 1988, Slash é quase expulso da banda por abuso de heroína. Já em 1990, Steve Adler foi expulso da banda por não conseguir superar o vício, sendo assim substituído por Matt Sorum. Uma turnê interminável se seguiu após o lançamento de Use Your Illusion I e II. E foi justamente esse o motivo pela saída de Izzy Stradlin, que já estava cansado da vida na estrada sendo substituído as pressas por Gilby Clarke. Izzy voltaria a banda, mas por pouco tempo, só para substituir Gilby que havia quebrado o braço. A turnê acaba em Julho, com um show na Argentina que seria finalizado com um abraço entre Axl e Slash. Já no ano seguinte, Gilby Clarke sai da banda graças a desavenças com Axl, e em seu lugar entra Paul Huge (amigo de infância de Axl).
Já em 1995, Slash lança um álbum de seu projeto solo, chamado It's 5 O'Clock Somewhere. Os boatos de dissolução da banda aumentam ainda mais, e por fim, em 1996, Slash deixa a banda. Os motivos eram que ele não tinha mais um bom relacionamento com Axl, e este dava privilégios demais ao recém-chegado Paul Huge. No mesmo ano, Axl demite Matt e Duff decide sair da banda.

Beatles (John Lennon vs. Paul McCartney)


Talvez essa seja uma das brigas mais conhecidas, mas também é uma das que não se sabe o que realmente aconteceu. Apesar de serem amigos desde a adolescência, a convivência contínua rompeu em brigas sem motivos e em uma competição de egos, o que talvez tenha sido o fato que marcou o começo do fim da banda mais conhecida do rock. Em 1966/67 a banda havia decidido crescer musicalmente e fugir um pouco da pressão. Sendo que nesta época lançaram seus álbuns experimentais e pararam de fazer shows ao vivo. Porém, após o falecimento de seu produtor, o dinheiro começou a desaparecer.
Com o lançamento de Hey Jude, um dos maiores sucessos dos Beatles, a banda conseguiu reconquistar e agradar novamente o público. O clima pesado começou a chegar com as gravações do White Album, onde Ringo Starr até abandonou a banda durante alguns poucos dias. A situação da banda piorou mais ainda quando John Lennon passou a levar sua namorada Yoko Ono nas gravações. Mas o álbum fez sucesso, conseguindo assim abrandar a situação financeira. Em 1968, Paul McCartney criou o projeto Get Back, que deveria ser composto de um filme e um disco de Rock And Roll, gravados sem truques de estúdio. E foi aí que começou a disputa de egos entre ele e John Lennon. Enquanto Paul queria simplificar o som da banda, John queria evoluir. Essas divergências entre ambos levaram ao abandono do projeto que tempo depois seria aproveitado no lançamento do disco Let It Be. Em 1969, temos o que parecer ser a trégua da banda e também o lançamento do álbum Abbey Road. Parecia que tudo estava normal entre os membros, mas na verdade a banda já havia encontrado seu fim, pois John e Paul já estavam trabalhando em seus álbuns solos. Sendo assim, em 10 de Abril de 1970, foi decretado o fim da banda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário