segunda-feira, 18 de julho de 2011

Grunge!



O grunge (que quer dizer algo como sujo em inglês) surgiu principalmente em Seattle no fim da década de 80 e começo da década de 90, começando com duas bandas, o Green River e o Soundgarden. Depois surgiram várias outras bandas, como Alice in Chains, Screaming Trees, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Mudhoney e a mais conhecida do movimento, Nirvana. Caracteriza-se por vozes roucas, guitarras fortemente distorcidas, estilo despojado, juntando elementos do heavy metal e do punk rock. A energia do punk podia ser observada nos shows, como por exemplo o ato de “mergulhar” do palco para a platéia, a destruição de instrumentos como fazia Kurt Cobain, entre outros. 

Nirvana
O centro do início do movimento foi a gravadora Sub-Pop que ficou famosa com os primeiros álbuns do Nirvana e do Soundgarden, contendo uma sonoridade mais “crua” do que os próximos álbuns das bandas. Depois que Seattle ganhou importância no cenário do rock e as bandas ficaram populares, elas migraram para gravadoras maiores, como a DGC e A&M. A aceitação pelo público pode ser levada em conta como uma reação contra o domínio do glam metal na época. Certamente o grunge só foi mesmo fazer sucesso quando Nevermind do Nirvana foi lançado e Smells Like Teen Spirit ficou conhecida no mundo todo (sendo constantemente transmitida na MTV) abrindo sim as portas para as outras bandas grunges. Outro álbum bastante importante é o Ten, do Pearl Jam. Quanto as bandas que influeciaram, o Black Sabbath e o Led Zeppelin são os maiores responsáveis por dar forma ao grunge. Com todo o sucesso que as bandas conquistaram, Seattle foi até chamada de A Nova Liverpool pela revista Rolling Stone.

Pearl Jam
Em relação ao declínio da popularidade, podem haver vários fatores. Além da morte de Kurt Cobain, o fato dos representantes do grunge fazerem o possível para se manterem afastados da mídia, tentando lidar com o sucesso de maneira mais saudável. Pois como Kurt dizia: "Famoso é a última coisa que eu queria ser". E também porque a maioria das bandas grunges se recusavam a cooperar com as gravadoras a ter um som mais pop, sendo assim, diminuindo as chances das gravadoras terem lucro. Apesar disso, o grunge permanece na cena musical, com o próprio Pearl Jam, que fará shows no Brasil em Novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário