sábado, 22 de janeiro de 2011

ROCK-COUNTRY E ROCK AND ROLL


Hoje iremos falar de uma banda Norte Americana de grande importância para o Rock and Roll nas décadas de 60 e 70, hoje vamos falar de Creedence Clearwater Revival.
A banda foi formada em 59, mas o nome CCR(Creedence Clearwater Revival) só foi adotado em 67, a banda era formada por John Fogerty, guitarra e vocais principais, Tom Fogerty, guitarra base, Stu Cook, baixo e Doug Clifford na bateria.
A banda começa em 1969 com o nome de The Blue Velvets, nesta banda apenas o irmão mais velho de John F. não estava na formação, mas dois meses depois a banda muda de nome com a entrada de Tom F.(o irmão mais velho de John), a banda passa a se chamar Tommy Fogerty and The Blue Velvets.
Ao assinar um contrato com a gravadora Fantasy Records em 1964 , a banda muda de nome novamente, e passa a se chamar The Golliwogs, e com esse nome eles lançam alguns compactos, que fazem grande sucesso local.
Sob a influência de Saul Zaenze, novo diretor da Fantasy Records, os garotos da banda, que já tinham trocado de nome algumas vezes, decidem recomeçar com tudo, começando pelo nome, que foi inspirado em um amigo de Tom F. que se chamava Creedence Nubal, e também em um comercial de cerveja ( Clear Water Beer).
E nesse recomeço, eles decidem inovar também o estilo de música, mudança decidida por John F. O vocalista já sendo compositor e vocalista, começa a ser o centro da banda.
Em 68 a banda lança seu 1º disco que leva o nome da banda, e a surpresa, o 1º disco já dá a banda disco de ouro, nesse mesmo ano também foram lançados o compactos, como o Suzie Q, partes 1 e 2 e "I Put a Spell On You/Walk On the Water".
O 2º disco da banda é lançado em janeiro do ano seguinte, disco rende um disco de platina, a banda lança também os discos Proud Mary/Born on the Bayou, esse disco tem grande importancia para a banda, pois além de lhes render mais um disco de ouro, é o disco que lança a banda para o sucesso mundial.
No mes de abril deste mesmo ano, são lançados os disco Bad Moon Rising/Lodi, e também Green River/Commotion, (do terceiro álbum)os dois discos recébem disco de ouro, e além de disco de ouro, o Green River recebe disco de platina.
A banda também fez uma incrível apresentação no Woodstock.
Em 1970 a banda lança mais um compacto, o Travellin Band/Who II Stop the Rain, e como tradição, o compacto rende mais um disco de ouro, e nesse mesmo ano a banda começa uma turnê pela Europa, fazendo grande sucesso neste continente.
E para não quebrar a incrível tradição, o compacto Up Around the Bend/Run Through the Jungle, ganha mais um disco de ouro. E nesse embalo é lançado o compacto de maior sucesso da banda, o Cosmos Factory, que tem a incrível venda de 3 milhões de cópias, ganhando assim, mais um disco de platina para a banda. E pra variar um poco, o compacto Lookin Out My Back Door/Long as I Can See Light, é lançado, mais um disco de ouro pra banda.
Neste ano ainda lançam o 6º disco, chamado Pendulum, arrebatando mais um disco de platina, mas mesmo neste banho de discos de ouros, a situação interna da banda já é mais tensa, dizem que Tom, Doug e Stu não gostam de serem apenas uma banda para John F.
1971 é o ano de lançamento do 8º compacto da banda, e como vocês devem saber, disco de ouro, o nome do compacto era Have You Ever Seen the Rain/ Hey Tonight.
Em fevereiro deste ano Tom F. infelizmente, abandona o grupo para seguir carreira solo, e o resto dos integrantes da banda decidem continuar como um trio, e para não perder o ritmo, eles fazem uma incrível turnê pelos E.U.A, e também pela Europa, e é lançado o 11º compacto, Sweet Hich Hicker/Door to Door, que satisfatoriamente atinge o topo das paradas.
Em 1972 a banda faz uma turnê espetacular pela Austrália, Nova Zelândia e Japão, o compacto Someday Never Comes/Tearin Up the Country infelizmente não faz tanto sucesso como os outros, sendo o único disco da banda a não ganhar disco de ouro (É, uma hora cança de se ganhar tanto).
E então, é lançado o último álbum da banda, e fecha com chave de ouro, ganhando o disco de ouro, e Mars Gras é o seu nome, mas este álbum também mostra a proximidade da separação da banda, pois já não é mais John F. quem compõem as canções, e sim Doug e Stu.
No dia 16 de outubro, é anunciado oficialmente pela Fantasy Records, o fim, do Creedence Clearwater Revival.
Mas mesmo assim, todos os membros participaram das gravações do álbum solo de Tom F; o Zephyr National.
e em 1990 ocorre um acontecimento trágico, Tom Fogert morre por causa da AIDS, a doença foi adiquirida por meio de uma transfusão de sangue, feita em uma cirurgia nas costas.
Desde o final da banda ocorerram algumas reuniões, uma foi em 1995, para aparecerem em vestivais diversos. Stu C. e Doug C., chegaram a formar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited, o grupo cantava músicas do antigo CCR.
o CC Revisited, fez uma famosa turnê pelo BR, eles passaaram pelas cidades de Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão. a apresentação em Porto Alegre ocorreu alguns anos antes.
Bom, essa é a história de uma das maiores bandas de Rock Country e Rock and Roll do mundo, fizeram muitos fãs, ganharam muitos discos de ouro, mas, infelizmente acabaram.
Mas como várias bandas, deixaram algo muito importante para o mundo atual, músicas com conteúdo e bem trabalhadas, que como todos sabem, é o que mais falta na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário