quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DA MUDANÇA NO METALLICA - BLACK ÁLBUM



A 20 anos era lançado o álbum que faria uma mudança em uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, muitos fãs consideraram esta mudança uma mudança ruim, outros, já acharam bom, mas todos notaram a diferença que ocorreu na grandiosa banda de Heavy Metal, Metallica.
O Black Álbum foi lançado no dia 12 de agosto de 1991, criando uma das maiores reviralvoltas entorno da banda, desde a morte de seu 2º baixista em um acidente de ônibus em 1986, a primeira mudança para quem ouvia o álbum (e entendia inglês) eram as letras, as letras agressivas, típicas da banda foram substituídas por letras mais pessoais, como a morte da mãe de Jame H. e de suas crênças cristãs. Junto com as mudanças nas letras, vieram as mudanças nos ritmos das músicas, a velocidade das músicas diminuíram drasticamente, e os arranjos músicas entorno do álbum também foram menores. 

Muitas dessas mudanças se deram a mudança de produtor do álbum, agora quem produziu o álbum foi Bob Rock, está mudança foi sentida especialmente pelos integrantes da banda, que foram submetidos a uma intensa rotinas de gravações, criando grande tensão entre os membros da banda com o produtor, e por causa disso a banda jurou nunca mais trabalhar com Bob, promessa que não se cumpre, pois banda continua com o produtor por mais 4 álbuns.
Outra mudança observada pelos fãs da banda foi que a típica faixa instrumental e de grande duração, que aparecia em quase todos os seus álbuns anteriores, não apareceu neste álbum.


A famosa Nothing Else Matters teve seu arranjo e orquestra feita pelo grande compositor, maestro e arranjador, Michael Kamen (que também já trabalhou com o Pink Floyd) , se tornando uma das melhores faixas da banda e um dos maiores clássicos da banda.
Mas mesmo com toda essa histéria dos fãs envolta do disco, o disco foi um dos mais vendidos pela banda, vendendo mais de 22 milhões em todo o mundo. O disco também foi um sucesso com a crítica musical. O álbum ganhou 14° na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall Fame, e ganhou também o 252° lugar na lista dos 500 melhores discos segundo a revista Rolling Stone.

Mas o objetivo principal deste post não é criar polêmicas envolta do disco, e muito menos envolta da banda, mas sim, parabenizar a banda por este incrível disco, que mesmo com todas estas controvérsias, não deve ser desmerecido, longe disso, pois o álbum possui faixas que são praticamente os símbolos da banda até hoje. E acredito que não apenas eu, mas como todos os fãs de Rock, gostaríamos de agradecer a banda por continuar a tocar o verdadeiro Heavy Metal, por que mesmo sendo considerada uma banda ''nova'' no cenário do Rock, não deve nada as bandas clássicas de Heavy Metal, Fica nosso muito obrig
ado a banda, por continuar salvando o cenário mundial do Rock, valeu Metallica.

Abaixo vão todas as faixas do disco com o tempo de duração de cada uma (as música assinaladas com um # são as principais faixas) :

Enter Sadman - 5:31 #
Sad but True - 5:23 #
Holier Tahn Thou - 3:48
The Unforgiven - 6:27 #
Wherever I May Roam - 6:46
Don't Tread on Me - 4:01
Trough the Never - 4:03
Nothing Else Matters - 6:29 #
Of Wolf and Man - 4:17
The God That Failed - 5:05
My Friend of Misery - 6:50
The Struggle Within - 3:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário