quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GUITARRISTAS 3

E mais uma vez estou eu aqui postando sobre guitarristas, como falei no post GUITARRISTAS 2, existem muitos guitarristas bons, e cada um deve ser homenageado devidamente.
Vamos começar pelo guitarrista que é considerado um dos mais criativos e rápidos que o mundo já viu, estou falando de Eddie Van Halen.
Eddie V.H é um dos fundadores da banda Van Halen, banda que ele criou junto com seu irmão Alex, um fato curioso é que no começo da carreira dos dois irmãos, Eddie tocava teclado e bateria, e seu irmão Alex tocava guitarra e estudava teclado junto com Eddie, mas depois de um certo tempo, Alex superou Eddie na bateria, e Eddie então passou a treinar guitarra, que por sua vez superou Alex neste instrumento. Eddie ficou conhecido no mundo inteiro já no seu 1º álbum, Van Halen, principalmente com a música Eruption, música na qual demonstra sua velocidade com muita criatividade.
Eddie é guitarrista e tecladista da banda Van Halen, por causa de sua criatividade e velocidade foi convidado por Michael Jackson para gravar o solo da música Beat It, do álbum Thriller, junto com o guitarrista Steven Lukhater(Toto), que também participou na mesma música.
A habilidade, velocidade e criatividade de Eddie já le renderam muitos títulos, como o de ser considerado um dos maiores guitarristas vivo, e também ganhou 70ª colocação na lista dos 100 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos (revista Rolling Stone).
O próximo guitarrista também é considerado um dos melhores do mundo (pra variar), embora tenha variado muito, suas raízes sempre estiveram ligadas ao Blues, Eric Clapton sempre foi considerado inovador nos estilos em que tocava, Eric C. atingiu enorme sucesso tanto pelos críticos, quanto pelo público, e também tendo várias canções listadas como as melhores de todos os tempos, entre elas estão, Layla, Wonderfull Tonight, e a regravação de I Shoot the Sheriff (Bob Marley). Em 2004 ganhou o importante título de Comandante da Ordem do Império Britânico.
Eric C. nasceu Ripley na Inglaterra, já na infância Eric C. sofreu um trauma muito grande, sua mãe, era solteira e tinha 16 anos, então foi criado por sua avó e marido desta, e acreditava que sua mãe era sua irmã mais velha, ao 9 anos ele descobre a verdade, e apartir deste dia Eric C. parou de se empenhar na escola, e se tornou um garoto tímido e calado, e distante de sua família.
Aos 13 anos ganhou seu 1º violão de sua avó Rose, mas apenas com grande insistência aprendeu os primeiros acordes, então começou a dedicar horas diárias ao instrumento, e em pouco tempo estava dominando o instrumento. Depois de completar o ensino básico, Eric ingressou no Kingston Scholl of Art, mas não continou no curso, em janeiro de 63 entrou na sua 1º banda, pela indicação da namorada do guitarrista Tom McGuiness, que tinha sido sua colega no curso, a banda se chamava The Roosters, ele continou na banda até agosto desse mesmo ano.
Ainda em 63 Eric entrou na formação da banda Yabirds, que começava a fazer muito sucesso na Grã-Bretanha, com o tempo a banda começava a passar mais para o pop, e isso desagradava Eric, então, fiel as suas raízes no Blues, ele saiu da banda em março de 1965. Depois de um tempo fazendo bicos para ganhar dinheiro, Eric C. entrou na John Mayall & the Bluesbreakers, consagrando assim seu nome como guitarrista, e principalemte seu nome como músico do estilo Blues, nessa época muitos garotos pixavam as ruas de Londres com as palavras, Clapton is God(Clapton é deus).
Em 66 Eric C. larga os Bluesbreakers, e forma o Cream, um dos maiores, e também um dos primeiros power trios de Rock da história, a banda era formada por seus amigos Jack Bruce e Ginger Baker. A carreira de Eric Clapton é extremamente abalada com a chegada de Jimi Hendrix, Jimi tocou um jam na apresentação do Cream em 1º de outubro de 1966 (uma das primeiras apresentações do Cream) no London Polytechnic.
Apesar da sua grande fama de ser um dos melhores trios de Rock da história, a banda teve vida curta, em parte por causa das brigas interna de Baker e Bruce, e também por causa de uma pesada crítica da revista Rolling Stone, crítica que afetou muito Eric C.
Goodbye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall , assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison. A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles. A grande amizade desses dois músicos também resultou em um fato curioso, que acabou gerando uma das maiores músicas de todos os tempos, Eric C. acompanhava de perto o sofrimento da mulher do amigo, pois Harisson tinha grande interesse pela cultura hindu, então sua mulher, Patty Boyd vivia muito abandonada, então Eric C acaba se apaixonando pela mulher do amigo, e com isso compõem uma das músicas mais conhecidas da sua carreira, Layla.
Depois disso Eric C. teve mais uma participação em um grande grupo, o Blind Fight(1969), o grupo tinha, Clapton, Baker, Steven Winwood e Rick Grech, essa formação resultou em um álbum maravilhoso, maravilhoso também foi o faturamento da turnê. Depois disso Eric C, resolveu ficar um pouco nas sombras, pois estava cansado de sua fama e o burburinho que rondavam o Cream e o Blind Fight, então Eric C, passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.
Depois disso Eric C. lançou em 1970 seu 1º disco solo, contendo a canção Let it Rain, que é uma das sua melhores composições, depois disso Eric C. teve mais uma banda, a Dereck and the Dominos.
A banda teve grande sucesso, mas depois de um tempo temos um grande exemplo de humildade e de respeito, mesmo sendo Jimi Hendrix que afetou a carreira de Eric C. com a notícia de sua morte Eric ficou muito abalado, então gravou uma música em sua homenagem "Little Wing" adicionando-a ao álbum. Um ano depois, Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta. Contribuindo mais para o sofrimento de Clapton, o álbum Layla receberia somente algumas poucas críticas neutras quando de seu lançamento.
Depois de um tempo Eric teve problemas com as drogas e o álcool, o que rendeu uma queda na significativa em sua carreira, e em 1993 ele resurge com tudo, e demostrando que a música, e toda a essência que ela tem, est5ão nas sua veias, e que ele não largara disso tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário