domingo, 4 de setembro de 2011

Mr. Crowley


Aleister Crowley (1875 – 1947) foi um filósofo e ocultista britânico, considerado por muitos um bruxo e satanista, e até declarado o homem mais perverso do mundo. Incetivador do uso de drogas e da busca do prazer, tomou para si próprio a denominação de número 666. Sua filosofia se resumiam no conteúdo do seu “Livro da Lei” e na doutrina denominada Thelema, onde a principal lei era “Fazes o que tu queres”. Por ser uma figura bastante controversa, Crowley despertou a atenção de vários artistas do rock, influenciando vários deles. Nesse post, irei falar sobre essa certa influência que ele causou.

Jimmy Page foi um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley. Sua curiosidade o levou a comprar vários objetos pessoais, livros e até mesmo a mansão de Crowley, chamada Boleskine. Segundo o que as lendas contam, Crowley praticava rituais na casa. Conta-se que vários incidentes envolvendo o Led Zeppelin foram causados pelo envolvimento de Page com o ocultismo, mas não há nenhuma evidência sobre isso. Bruce Dickinson também é um dos mais importantes admiradores de Crowley, fazendo referências a ele tanto na sua carreira solo, quanto com o Iron Mainden (no disco Seventh Son of a Seventh Son podemos encontrar diversas citações sobre as obras de Aleister). Nos Beatles, Crowley aparece na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, junto com outras diversas personalidades.

Um das maiores referências musicais é a música Mr. Crowley, do Ozzy, que foi lançada no álbum Blizzard of Ozz (1980), feita em homenagem a ele:

"Sr. Crowley, o que se passava pela sua cabeça?
Sr. Crowley, você falava com os mortos?
Seu estilo de vida me parecia tão trágico
Com toda aquela emoção
Você enganou todas as pessoas com magia 
[...]" 


Já no Rock Brasileiro, o maluco beleza Raul Seixas é a maior personalidade ligada a Crowley. No final da música Sociedade Alternativa, Raul Seixas canta: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Que trata-se de trechos da obra de Aleister Crowley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário